Convite

JFC_livro«Apresentação no Porto do livro “Canto Longo & Outros Poemas”, de Francisco d’Eulália (pseudónimo do Prof. Doutor José de Faria Costa, Provedor de Justiça) na sexta-feira dia 18 de Março, pelas 17h45, na Fundação Eng.º António de Almeida. Compareçam!»
Editora “Modo de Ler”Facebook, 16.03.16 ·

Sobre a editora: «“Modo de Ler” lança Prémio Vasco Graça Moura»
Certamente para honrar a luta que Vasco Graça Moura acerrimamente desenvolveu contra o Acordo Ortográfico, os promotores do prémio estipulam que os textos originais dos candidatos “não poderão estar escritos segundo o chamado novo acordo ortográfico”. (“Público”, 28.04.15)

Sobre o autor: [AO90] «Um descaso político e jurídico»
Com o Acordo Ortográfico (AO), Portugal, acometido de um juridicizante voluntarismo excessivo, tristemente capitulou perante um patente abastardamento da língua portuguesa, coonestando, à guisa de autoflagelação, uma arremetida contra importante vertente do seu riquíssimo — velho, de quase nove séculos — património histórico e cultural. (ILC-AO, 21.09.12)

————

Não me sendo possível estar presente no evento, infelizmente, aqui ficam as minhas mais calorosas saudações ao autor, pessoa que muito admiro e respeito.
JPG


2 thoughts on “Convite

  1. Pois é, mas há a acrescentar isto:

    “– Antes de ser provedor falou no novo Acordo Ortográfico como um “abastardamento da língua portuguesa”. Já foi adoptado pela provedoria. Custa-lhe escrever com as novas regras?

    – Aqui na provedoria, o meu antecessor adoptou-o e eu considerei que seria, no mínimo, pouco elegante alterar esta posição. Tanto mais que a provedoria, mesmo sendo um órgão de Estado independente, tem uma ligação muito forte à Assembleia da República. Assim, escrevemos da mesma maneira.

    – Mas como faz no dia-a-dia?

    – Continuo a escrever fora do acordo ortográfico e as senhoras secretárias mudam os textos para a formulação actual. É uma questão importante que não menosprezo, mas não é a que mais me preocupa.”

    Gostar

    1. Sim. E então?

      (Agradecia que se identificasse. Não dialogo com “anónimos”. E muito menos com agentes provocadores, como parece ser o seu caso.)

      Adenda (às 17:52): tenho aqui outro “comentário” seu que não aprovaria enquanto não se identificasse minimamente. Porém, como seria de esperar, este seu outro “comentário” contém um insulto; não percebi bem se me era dirigido ou se a JFC; caso não fosse para mim, também não aprovaria. Portanto, confirma-se: a sua “ideia” é vir para aqui provocar. Assim sendo, nem que me enviasse documentos de identificação com assinatura reconhecida eu aprovaria mais qualquer “comentário” seu. Adeus.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s